quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Tempo

 O tempo vai, vem, não fica. Ora o sol desponta por entre nuvens acinzentadas, de formas apelativas à imaginação de cada um, ora as nuvens tapam o sol, tornando-se mais claras , quase brancas como o algodão, mantendo as formas estranhas, curiosas, tais pinturas de criança ou de pintor muito célebre que críticos se empenham em compreender e explicar.
São nuvens num tempo que vai chegando e num tempo que vai partindo.
É o mesmo tempo que passa por mim agora , no preciso momento que já passou... como se o tempo só fosse passado. O tempo presente é o instante que já foi quando acabo de o viver ou de o descrever.
Afinal a nossa vida é passado. Passado de minutos, de horas, de dias, de anos mas sempre momentos que já foram e que deixaram marcas em nós, mais ou menos profundas, mais ou menos conscientes mas marcas..marcas indeléveis em espaços  recônditos do nosso ser, tão recônditos que , muitas vezes, nem os reconhecemos, apesar de estarem lá, bem arrumadinhos , prontos a despertar quando menos esperamos ou desejamos. 
Não escolhem hora, nem dia, nem lugar para acordarem e nos avisarem que estão lá, vivos.
E é assim o Tempo da nossa caminhada pelo mundo. 
Como ondas do mar que nunca são iguais entre si, sempre em movimento , ora cavalgando umas sobre as outras enfurecidas, oravacariciando- se suavemente ou simplesmente deixando que o vento e a natureza as conduza com leveza até à costa onde vão deixando areia, conchas, pedras e pedregulhos ou lixo, muito lixo que o homem foi lançando para as suas profundezas em momentos que já são passado.
Aqui, olhando o mar invadindo a areia por onde caminho no verão, com toda a  energia branca da espuma , são muitos os momentos passados de tempos diferentes que me assaltam em flashes. Tão rapidamente que se torna impossível descrevê-los.
As memórias que ficaram dos momentos de há anos, quando criança,por aqui passava férias com a família;, de há menos anos , quando jovem aqui estudava para os exames da Faculdade; de há menos anos ainda, quando aqui vinha com os filhotes, crianças então , visitar os avós ou mesmo de há poucos anos quando trazia os meus netos para um lugar que era passado - presente na família.
 E também memórias de momentos passados há uma semana na praia Velha, que se foi transformando ao longo do tempo mas não deixou de ser o lugar presente- passado e também futuro , já que lá irei muitas vezes e de cada momento que lá viva será passado logo em seguida.
E o tempo vai , e o tempo vem, e o tempo nunca fica..
 O tempo vai, vem, fica. Ora o sol desponta por entre nuvens acinzentadas, de formas apelarias à imaginação de cada um, ora as nuvens tapam o sol, ficando mais claras , algumas quase brancas como algodão, mantendo as formas estranhas, curiosas, como pinturas de criança ou de pintor muito célebre que críticos se empenham em compreender e explicar.
São nuvens. É tempo que vai chegando e tempo que vai partindo.
É o mesmo tempo que passa por mim agora no preciso momento que já passou... como se o tempo só fosse passado. O tempo presente é o instante que já foi quando acabo de o viver ou de o descrever.
Afinal a nossa vida é passado. Passado de minutos, de horas, de dias, de anos mas sempre momentos que já foram e que deixaram marcas em nós, mais ou menos profundas, mais ou menos conscientes mas marcas..marcas indeléveis nos espaços mais recônditos do nosso ser, tão recônditos que , muitas vezes, nem os reconhecemos, apesar de estarem lá, bem arrumadinho, prontos a despertar quando menos esperamos ou desejamos. Não escolhem hora, nem dia, nem lugar para acordarem e nos avisarem que estão lá, vivos.
E é assim o Tempo da nossa caminhada pelo mundo. Como ondas do mar que nunca são iguais entre si, sempre em movimento , cavalgando umas sobre as outras enfurecidas, ou acariciando- se suavemente ou simplesmente deixando que o vento e a natureza as conduza com leveza até à costa onde vão deixando areia, conchas, pedras e pedregulhos ou lixo, muito lixo que o homem foi lançando para as suas profundezas em momentos que já são passado.
Aqui, olhando o mar invadindo a areia por onde caminho no verão, com energia branca da espuma , são muitos os momentos passados de tempos diferentes que me assaltam em flashes tão rapidamente que se torna impossível descrevê-los.
As memórias que ficaram dos momentos de há anos, quando criança,por aqui passava férias com a família, de há menos anos , quando jovem aqui estudava para os exames da Faculdade, de há menos anos ainda, quando aqui vinha com os filhotes, crianças ainda, visitar os avós ou mesmo de há poucos anos quando trazia os meus netos para um lugar que era passado - presente na família. E também memórias de momentos passados há uma semana na praia Velha, que se foi transformando ao longo do tempo mas não deixou de ser o lugar presente- passado e também futuro , já que lá irei muitas vezes e de cada momento que lá viva será passado logo em seguida.
E o tempo vai , e o tempo vem, e o tempo nunca fica...

Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe a sua nota aqui...