terça-feira, 22 de abril de 2014

Abril !

Gosto de Abril. O sol brilha mais, a primavera , mesmo com uns dias mais nublados, desponta, as flores começam a desabrochar por todo o lado, desde os vasos esquecidos em escadas e varandas até aos jardins mais ou menos cuidados e nos campos crescem flores de todas as cores, gostando eu sobretudo das giestas amarelas que ladeiam tantas estradas por esse país fora. 
Gosto de Abril. Um mês em que cravos vermelhos andaram de mão em mão, pousaram em espingardas de soldados, sorriram para um povo acomodado, encheram corações de esperança, libertaram homens e mulheres de carácter que habitavam prisões construídas por homenzinhos e lacaios nojentos do poder.
Gosto de Abril. Um mês em que as saudades moram em mim, de manifestações alegres, coloridas porque a guerra acabaria, as crianças cresceriam em liberdade, as lutas eram genuínas, nasciam e viviam da esperança de um futuro que sonhava há muito. 
Não gosto deste Abril de 2014, porque os cravos já perderam a cor, a tristeza inunda as ruas e campos, o cinzento roubou o lugar do vermelho dos cravos, os letreiros de "vende-se" substituíram a vitalidade da esperança, homenzinhos e lacaios do capital tomaram estes campos de assalto, as manifestações são tristes, os jovens partiram e os velhos ficaram e são sacrificados diariamente sem pejo algum , a justiça continua ao serviço dos poderosos.
Portugal não merece o Abril que recordo e que vive em mim.

2 comentários:

  1. O problema de Abril é ser filho de uma Prima bipolar que por vezes nos torna neuróticos. Mas eu também gosto de Abril. Quanto mais não seja, porque tem um dia muito especial para todos que prezam a democracia.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, espero que tenha sido um bom dia! Abril vale sempre a pena!

    ResponderEliminar

deixe a sua nota aqui...