quinta-feira, 20 de março de 2014

A infantilidade dos argumentos...

A linguagem e argumentação de alguns adultos cá do burgo surpreende-me pela infantilidade! mas sobretudo pelo pouco respeito que demonstram sentir pelos pessoas comuns. 
Esta semana não pude deixar de me rir, com tristeza, a ouvir quer o Pinto da Costa, quer o sr. Silva...
Não sou fã fervorosa de futebol, apesar de me sentir benfiquista desde que nasci, mas passo sempre uma vista de olhos pelas notícias de futebol, nem que seja para poder depois provocar o marido, que é do Belenenses. A guerrilha entre o Pinto da Costa e o presidente do Sporting ( não me lembro do nome....) foi pródiga em palavras tontas. Mas ouvir o Pinto da Costa dizer " não ganhamos porque não nos deixam ganhar" foi hilariante. 
Episódio 1 ... Há umas semanas, os meus netos andavam a jogar com a bola, com regras que tinham definido. De repente, o mais novo, com 5 anitos, recém feitos, entra-me pela casa dentro, gritando e chorando como se lhe tivessem dado uma grande surra... Corri para junto dele e perguntei... O que foi? Caíste? -
- não, foram os manos...
- os manos? O que é que eles fizeram? E comecei a chamar pelos outros - 7 e 11 anos...mas já o pequenito, lavado em lágrimas, me dizia...
- vó, eles não me deixam ganhar...
Episódio 2 .   As crianças adoram histórias, como todas as criança, acho, e eu gosto de lhes ler histórias, bem como os país. Normalmente, para os mais novos substituo algumas palavras mais complicadas por outras mais simples , por vezes até para , simplesmente, suavizar uma situação mais trágica. Estava eu, bem acomodada no sofá, com os dois mais novos, lendo-lhes histórias que envolviam dinossauros, dragões e outros animais fantásticos que eles gostam, quando o menino da história, apanhado por um desses animais maus, morria, cortado  em pedaços. Lá procedi eu à alteração das palavras, só que eles viram as imagens e o do meio perguntou... 
- Eles comeram o menino? 
- Pois, comeram, mas sabes isto é uma história ....e foi só este...
- mas esse é predador?
- uma espécie de predadores, mas estes não existem.... São animais inventados...
O mais novo, muito atento às palavras do irmão... 
- o que são predadores?
- são animais que estão sempre à caça de outros para os comerem... ( explica o do meio)
- não quero histórias desses que me assustam...
Quando o sr. Silva disse que os investidores se assustavam sempre que ouviam a palavra " reestruturação " lembrei - me deste episódio passado há relativamente pouco tempo.

A infantilidade de argumentação de quem tem responsabilidades é simplesmente assustadora... 



Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe a sua nota aqui...